Por acaso você já escutou a expressão ‘Olho Dominante’, mas não sabe do que se trata, veja alguns princípios abaixo.
O que é Olho Dominante?
O Olho Dominante, é o ‘olho preferido’ do seu cérebro. Ele proporciona um melhor envio de informações ao cérebro sobre a localização de objetos, de maneira mais precisa.
Teste do Olho Dominante.
Esse é um teste simples para você descobrir qual é o seu olho preferencial:
1 – Estenda seus braços e crie uma abertura triangular entre seus polegares e dedos indicadores, unindo suas mãos em um ângulo de 45 graus. Confira a imagem.
2 – Com os dois olhos abertos, alinhe a abertura triangular com um objeto distante.
3 – Feche seu olho direito.
4 – Se o objeto continuar centralizado, seu olho esquerdo (que é o que está aberto) é o seu olho dominante. Se o objetivo não estiver mais dentro da ‘mira’ feita por suas mãos, seu olho direito é o seu olho dominante.
Existe também um outro teste rápido:
1 – Estique seu braço com o polegar ou o indicador levantado.
2 – Com os olhos abertos e focados em um objeto distante, cubra o objeto com o dedo que está levantado. (Não se preocupe se parecer que parte do seu dedão desapareceu, isso é normal).
3 – Feche um olho de cada vez, e vá alternando.
4 – O olho que enxergar seu dedo exatamente na frente do objeto, enquanto o outro olho estiver fechado é o seu olho dominante.
Você acabou de fazer dois testes de “visão”, já que eles envolvem o alinhamento de um alvo visual com um dispositivo de visão improvisado que simula a ‘mira’ do cano de um rifle.
Pode ser que você não tenha nenhum olho dominante?
Talvez, mas é bem incomum.
Se o resultado do seu teste não tiver sido claro, pode ser que você tenha uma dominância ocular mista, quer dizer que, seus olhos alternam dominâncias para atividades e funções diferentes.
Qual a importância do Olho Dominante no tiro?
Se você tem dificuldades para acertar os alvos móveis com seu rifle? Pode ser que você tenha dominância cruzada, o que quer dizer que, seu olho dominante e sua mão dominante são opostos.
Se você for um atirador canhoto, mas tem o olho direito dominante, você pode estar atirando atrasado em um alvo que se move da direita para esquerda, e adiantando o contrário. Sabendo disso, você pode fazer alguns ajustes para melhorar sua precisão ao atirar.
Uma dica é, manter os dois olhos abertos até um pouco antes do disparo. Isso permite que você use 100% da sua visão periférica e percepção de profundidade para se preparar melhor para o disparo.