Share This Article
Honrando nossos heróis do dia a dia: comemorando o Dia do Reservista.
O Dia do Reservista é comemorado todo 16 de Dezembro, porque nesse dia nasceu o poeta Olavo Braz Martins de Guimarães Bilac, mais conhecido como Olavo Bilac. Durante os anos de 1915 e 1916 Olavo Bilac dedicou boa parte de suas obras a fomentar a ideia do Serviço Militar como uma parte importante da constituição dos valores e da cívica da juventude brasileira. Ele insistentemente propagava isso em seus poemas, em seus discursos e inclusive é dele a autoria do Hino à Bandeira.
A proposta é reacender o espírito cívico-militar daqueles que fazem parte dos contingentes das Forças Armadas de nosso país, além de prestar uma homenagem ao Exército Nacional, por seus serviços e préstimos à nação.
Os reservistas são militares formados com o fim de serem convocados no caso de uma guerra ser instaurada, ou ainda em momentos em que suas presenças se mostram de extrema necessidade. Eles são formados dentro do serviço militar e nessas forças são preparados tanto os praças como os oficiais.
Além desses, temos também os militares que passam a não exercer mais nenhuma função ativa dentro das forças armadas, ou seja, são transferidos para a reserva remunerada antes dos 65 anos de idade. Após essa idade o que ocorre é que esses reservistas se tornam militares reformados e com essa denominação não podem mais ser convocados ao serviço, ainda que se instale uma guerra dentro do nosso país.
Getúlio Vargas, Presidente da República Federativa do Brasil instaurou o dia do reservista em 1939, por considerar importante a lembrança aos reservistas dos tempos em que serviram a nação e para ilustrar e apregoar os valores e os conceitos presentes dentro do serviço militar nacional.
O que é comemorado neste dia?
Celebra-se no dia do reservista o valor das forças armadas para a pátria brasileira, porque é ela que protege a sua soberania, suas crenças, valores e interesses em casos de conflito ideológicos ou políticos. A partir dessa prerrogativa anualmente eles recebem milhares de jovens para reforçar seus quadros e assim renovar suas tropas. Cada cidadão se adequa às posições que lhe caem melhor.
Caso sejam licenciados esses indivíduos tornam-se reservistas e devem estar a postos no caso de convocação. A propósito, de acordo com a nossa Constituição, nenhum brasileiro está exercendo completamente sua cidadania se desvia de suas obrigações para com as forças armadas.
Sendo assim, qualquer cidadão homem que tenha entre 19 e 45 anos de idade deverá ter os seus documentos como reservista em ordem e assim poderá ter direito a requisitar passaporte, a fazer a carteira de trabalho, a assumir um cargo federal em caso de concurso ou se matricular em alguma instituição pública de ensino.
Anualmente são realizados exercícios de adestramento, com o fim de preparar os reservistas no caso de necessidade de ação. Nesses eventos são revistos os aprendizados adquiridos no serviço militar e como funciona seus sistemas e sua mobilização. Nesse caso, há dispensa de suas outras obrigações enquanto cidadãos, sejam elas de estudo ou emprego, para que não haja prejuízo à vida civil do reservista.