Share This Article
SOBREVIVÊNCIA, BUSHCRAFT E PREPARAÇÃO: QUAL A DIFERENÇA?
Entenda a diferença dos termos para as diferentes práticas.
Preparação, Bushcraft e sobrevivência podem parecer intuitivos, mas como não temos um dicionário formalizado com cada significado é natural que alguma confusão ou dúvida surja sobre quais atividades e visões se adequam para cada termo. A seguir uma breve resenha para definir o que cada prática aborda:
SOBREVIVÊNCIA
É a prática de técnicas de sobrevivência que podem deixar você mais preparado para situações de emergência. Aqui, o foco é eficiência! As técnicas visam usar o que há disponível em volta e não há apego a regras. O que funcionar melhor, será usado! Se o sobrevivente puder usar gasolina para acender o fogo, ele o fará. O foco é manter-se vivo da forma que for mais prática e viável.
BUSHCRAFT
O termo que em uma tradução aproximada para o português significa “criar a partir do mato” possui uma abordagem voltada à reconexão do homem com a natureza por meio de técnicas primitivas executadas em um ambiente selvagem. Os Bushcrafters gostam de praticar técnicas usadas por milênios e que derivam dos índios e povos antigos. O foco é, antes de mais nada, tentar construir estruturas e criar habilidades que permitam que o praticante desta filosofia possa viver no mato, se assim desejar.
PREPARAÇÃO
Esta é a conduta adotada por aqueles que não querem passar por situações inesperadas sem ferramentas e recursos certos. O preparador é, antes de mais nada, um prevenido! O objetivo é estocar comida, ferramentas e todos os recursos necessários para garantir a segurança de sua família. Aqui vários termos entram em conjunto, alguns que você talvez já conheça como Everyday Carry, mochilas de fuga e semelhantes.
DIFERENÇAS SUTIS, MAS QUE IMPACTAM NA VISÃO DE MUNDO!
Em um primeiro olhar é natural colocarmos todas as práticas no mesmo patamar, mas basta uma análise um pouco mais aprofundada para observarmos que há diferenças de atividades, foco e até mesmo visão de mundo entre elas. Cada um tem propósitos diferentes na prática, apesar de todos falarem de certa forma sobre “manter-se vivo”!
E SOBRE O SOBREVIVENCIALISMO?
Será que praticar técnicas de sobrevivência ou se preparar é o mesmo que ser um sobrevivencialista? A resposta é… Sim! O Sobrevivencialismo é um estilo de vida com abrangência enorme, e que tem como objetivo principal a busca pela autossuficiência.
E QUAL É A MELHOR?
A melhor prática é aquela que faz mais sentido para você! Além disso, ainda há uma grande chance de começar sendo um sobrevivente e em breve se apaixonar por técnicas primitivas, ou simplesmente sentir necessidade de preparar melhor sua casa.
SOBREVIVE QUEM SE PREPARA.
Melhore suas habilidades e desapegue dos rótulos!
#semprepreparado